Viagens

A Altstadtfest Nuremberg e a temporada dos festivais de cerveja na Bavária

Sep 2018 • Por Flavia Coe • 1 Comentário

O final do verão alemão é marcado pelo início das bierfests (festivais de cerveja), que acontecem em diversas regiões do país e são muito típicas na Bavária, estado localizado no sul da Alemanha. Neste último final de semana, tive o privilégio de visitar a cidade onde morei por um ano e meio, Nurembergue, justamente na época em que começou o evento por lá. A Altstadtfest Nuremberg acontece este ano entre os dias 12 a 24 de setembro, na ilha Schütt, que fica bem no centro da cidade e é rodeada pelo rio Pegnitz, que traz todo um clima bucólico para o local.

Mais charmosa do que a irmã maior de Munique, a Alstadtfest Nuremberg é uma versão compacta da Oktoberfest, que acontece na capital da Bavária entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro. Nessa mesma época, acontecem festivais semelhantes nas cidades de Erlangen e Herzogenaurah, por exemplo, entre inúmeras outras cidades do sul.

Enquanto na Oktoberfest em Munique são encontradas as grandes cervejarias alemãs como Paulaner, Augustiner, entre outras, em Nuremberg é possível degustar cervejas feitas em cervejarias menores — como a Schanzenbrëu, a Grüner e a Zindorfer—, que entraram na lista das preferidas aqui em casa desde que passamos esta temporada na Bavária. Meio litro de cerveja custa em torno de 4,50 euros.

Além das cervejas, estas festas são uma oportunidade de provar a rica culinária do sul da Alemanha. A oferta de salsichas, assim como a de cervejas, vai depender do estado e cidade onde a festa está acontendo. Em Nuremberg, por exemplo, está o meu pão com salsicha preferido, o drei im weckla, formado por um pão que lembra o nosso francês com três pequenas salsichas dentro.

Entre as outras delícias típicas destas festas estão o pretzel, sauerkraut (chucrute), kartofelsatat (salada de batata), steak im brot (pão com bife de porco), e as geröstete mandeln (amêndoas assadas), também muito apreciadas como petisco depois da cerveja. Uma dica para quem não liga muito para cerveja ou quer provar algo diferente é beber o federweisser, uma bebida fermentada que lembra um vinho doce, e que eu nunca tinha provado antes.

As ofertas de bebidas, comidas e diversão são imensas, e lembre-se: tudo começa a fazer mais sentido depois do segundo copo de cerveja. Prost!

1 Comentário
  1. Quinho
    ///
    18/09/18 - 15h18

    Oi Zuquen!

Mais Lidos
Anterior
Próximo
Topo